Governo do Amapá inicia implantação de faixa elevada de pedestre no bairro igarapé da Fortaleza, em Santana

A estrutura está sendo construída no perímetro estratégico próximo as principais escolas da localidade.
O trecho é parte da Rodovia AP-010, que faz a conexão entre a região metropolitana: Macapá, Santana e Mazagão

Dando continuidade às obras de mobilidade urbana no município de Santana, o Governo do Amapá iniciou a implementação de duas faixas elevadas para pedestres no bairro Igarapé da Fortaleza, trecho localizado na rodovia AP-010. A primeira estrutura está sendo construída em um ponto estratégico, próximo às principais escolas do bairro, igrejas, posto de polícia e área comercial.

As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), a fim de oferecer uma travessia mais segura aos pedestres. As faixas elevadas têm como função fazer com que os motoristas diminuam a velocidade dos veículos ao identificar a estrutura semelhante a uma lombada.

As faixas tem doze metros de comprimento, por sete de largura e 15 centímetros de altura, conforme estabelecido pelas normas do Conselho Nacional De Trânsito (CONTRAN). A segunda faixa será instalada próximo a área portuária, onde há um fluxo intenso de pedestre.

De acordo com o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás, a obra faz parte do plano de mobilidade urbana do município, além dessas estruturas, o Governo também atua com serviços de pavimentação, recuperação e recapeamento asfáltico.

“O governo tem atuado de forma intensificada por todo o município. Está sendo feito o recapeamento asfáltico no trecho da AP-010 e o asfalto na AP-020. No bairro igarapé da Fortaleza realizamos a pavimentação de sete vias urbanas, que somam mais de 2.5 km de extensão. Toda essa iniciativa gera mais qualidade e segurança na mobilidade para a população”, ressaltou Valdinei.

Após a construção, as faixas receberão sinalização horizontal e vertical.

Investimentos 

Desde setembro de 2023, o Governo do Amapá intensificou as obras de pavimentação asfáltica no município de Santana, segundo município mais populoso do estado, com o lançamento do programa estadual pelo Amapá.

Santana foi o primeiro município beneficiado com investimentos de R$ 24 milhões, destinados pelo Governo do Estado para serviços de pavimentação, terraplenagem, limpeza urbana, manutenção de ramais e sinalização com semáforos de alta tecnologia. A estratégia busca trazer melhorias ao tráfego e mais segurança para o segundo maior município do estado, com mais de 120 mil habitantes.

Todo o município já recebeu aproximadamente cinco km de pavimentação dos 13 km previstos pelo plano de programa estadual “Pelo Amapá”. As vias urbanas beneficiadas estão localizadas nos bairros Paraíso, Provedor e Igarapé da Fortaleza. A ação está alinhada ao Plano de Governo, que estabelece entre os compromissos, o investimento em mobilidade urbana na Região Metropolitana.

Pelo Amapá

O programa “Pelo Amapá”, do Governo do Estado conta com o apoio da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), entidade que se destina a encontrar alternativas que promovam mais qualidade de vida aos amapaenses, por meio do desenvolvimento socioeconômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *